O melhor está por vir…

Há tempos venho fazendo a preparação psicológica para a tal limpeza do guarda-roupas. Hoje comecei a etapa sapatos. Foram uns 30 pares… Velhos, gastos, mas cada um com a sua memória. Bom e ruim ir lembrando das épocas de cada um… E resolver dasfazer dessas memórias, confesso que foi uma espécie de terapia.

Aí, conversando com a grande amiga Fê sobre isso, surgiu o assunto dos 7 anos. Explico: Alguém lhe disse certa vez, que de 7 em 7 anos, passamos por grandes mudanças. De gosto, sentimento, vontade… Parei para analisar e surpresa! Realmente fazem 7 anos agora, desde a minha outra grande mudança no guarda roupas. Foi a época da Colcci, tudo justinho. As blusas, que são a próxima etapa da limpeza, ainda estão novas, lindas, mas não ‘cabem’ mais. Agora gosto de tudo largo, solto, maior… Quero parar pra entender até que ponto isso se extende à outros aspectos.

Mas o importante foi notar isso. A enorme mudança de comportamento de 7 anos pra cá. A evolução, arrisco dizer, que de tudo, na minha vida. Há 7 anos atrás era uma urgência pra tudo e com todos. E as dores eram mais sofridas, mais demoradas… Até a esperança, antes era mais digna. Agora, anda mais ‘’surrada’’. Acho que o caminho natural do mundo e de muita coisa nele vai deixando a gente menos crente, mais endurecido, mais cru. Uma pena, mas é verdade…

Os círculos de amizade vão se fechando, embora o meio social só venha aumentando. A vida vai levando a gente pra mais longe de muita gente querida, mas é isso mesmo. Cada um vai fazendo seu ninho, sua teia, e vai ficando difícil manter contato da maneira que sempre foi, mesmo que no nosso coração elas permaneçam com seus lugares guardadinhos.

Não querendo desmerecer nenhuma dessas amizades que hoje ficaram ‘’pra lá’’, são como esses sapatos e roupas (e falo assim pois sapatos e roupas falam e sempre falaram muito sobre quem eu sou e como quero que o mundo me perceba, rs): Cada um teve seu momento de grandeza e espaço na minha vida, e com certeza sempre trarão lembranças maravilhosas. Mas são marcos de uma época diferente, que de repente não me ‘’cabem’’ mais. E há que abrir espaço pro que vem por aí. Pois como diz um dos maridos, O MELHOR ESTÁ POR VIR…

4 Respostas para “O melhor está por vir…

  1. Sininho,

    Essa espécie de acidez que passamos a nutrir com o tempo é inevitável e ao mesmo tempo, muito gostosa. Há 7 anos eu também era outra pessoa e tinha outros sonhos, outros amigos, roupas e vontades… Todoa eram, todos tinham.

    Cada um no seu tempo e com sua maneira de levar a vida, vai achando o caminho, trilhando seu rumo, transformando sua raiz em árvore. Sim, é fato! A maioria das pessoas que conhecemos e que um dia fizeram parte da nossa vida, vão ficando pela estrada… Tornando-se lembranças de um tempo que passou.

    Concordo que não é doce essa ótica mais despida sobre o mundo e as pessoas, mas é menos – muito menos utópica, concorda? A gente fantasia menos, se ilude menos, viaja menos e se fode menos ainda. O tempo passa e percebemos que nossos excessos de gente, vontades e coisas, não têm qualquer ligação com a felicidade. Aliás, há 7 anos, a gente nem imaginava que a felicidade era tão simples e que o amor podia ser pacífico – ao invés de inquieto.

    Enfim… A gente cresce, evolui e troca… Não naquele deslumbre adolescente e fútil. Trocamos para dar espaço ao novo, para atender nossos novos desejos e sonhos.

    Tanto tempo depois, após ciclos e ciclos, nos tornamos donos de nossas vidas. A sede e o querer são afinados e nossos propósitos, mais estampados e definidos.

    Sim! O leme ficou mais pesado e menos colorido, mas é nosso – e isso faz toda diferença.

    Beijos

Deixe um comentário