Não faz mal fazer o bem!!! Saudade desse também…

A gente celebra muito a figura e a pessoa do Marcelo, mas o comentário do Jonatas no ultimo texto me apontou um pecado: Seu Cabelo está sendo ‘esquecido’… Ou pelo menos, não tão lembrado e falado como Marent. Vou tentar explicar aqui, o que esse amigo foi.

Lembro desde pequena ouvir meu pai falar do Humberto e de seu salão. Não tenho memória de quando realmente o conheci ou da primeira ida ao salão, mas foi na época em que Dani Pimenta trabalhou lá que eu comecei a freqüentar, e muito. O salão era um point, pra gente de todos os jeitos e gostos passar diariamente e bater um bom papo, saber o que acontecia na cidade, na noite, na vida dele. Era uma espécie de terapia de grupo, refúgio pra quem não queria ficar em casa, ou dava uma escapadinha do trampo pra um cigarrinho e um café, ponto de divulgação de festas e todo tipo de eventos. Acho que cortar o cabelo mesmo, nem 1/3 de quem ia o fazia, rs.

Mas ele sempre foi, esse mix de amigo, familiar, acolhedor, promovedor de boas causas, conselheiro, enfim… E dava um jeitinho de entrelaçar relacionamentos que talvez nunca seriam possíveis, e era uma delícia.Por um bom tempo, ali foi uma espécie de escola, sei que não só pra mim.

Humberto era vivido e sabido. Já tinha tirado o esqueleto todo do armário (biografia escrita pelo sobrinho querido André Rubião, mais um da enorme prole), e deve ter ajudado muita gente em questões mais delicadas, que eu graças a Deus nunca precisei me aprofundar por não ter tido necessidade mesmo. Sempre convivi num meio de muita loucura misturada com muita coisa brilhante, mas sempre meio distante. Enfim, o foco aqui não é esse hoje.

De uma idéia simples, surgiu algo grandioso. Uma festa que começou a que aqui vos fala distribuindo cervejas pros amigos na calçada, dentro de uma sacola de feira, nasceu a festa Gentileza. Que rapidamente tomou o quarteirão num dia por ano super esperado e festejado por todas as faixas etárias e com o propósito de arrecadar doações. E foram muitas. O dia começava repleto de atrações pra família, apresentações de dança, teatro, culturais, feira e o que mais fosse possível, e terminava com uma rave urbana que fechava quarteirão regada de sets dos Djs mais queridos e dispostos a ajudar a causa. Ele ganhou o prêmio Gentileza Urbana não foi à toa. E me parte o coração pensar que a festa simplesmente deixou de acontecer.

O salão cresceu, virou quase um santuário, de tão lindo. A equipe (ou seria família?) também aumentou, naturalmente. E não deixou de ser point. Mas mudamos da calçada pra dentro. E ali a gente ficava, vendo ele cortar os cabelos com o Free queimando na mão, acendendo um incenso, mandando mudar a música, mexendo com cachorros, explicando o Santo Daime pros leigos. Por um bom tempo, foi um lugar de coisas boas. Que infelizmente, um dia acabou. Me esforço pra entender/aceitar o plano Dele em relação a algumas pessoas, Humberto é um desses.

Quem leu o livro sabe, das lutas. E veio mais uma, fatídica, no final. Em alguns meses fomos perdendo o mentor. Que nunca se deixou abalar, coisa mais linda!! E um dia, o amigo se foi. O salão ficou vazio, sem motivo de existir. Porque tinha que ser com ele. E a casa, se foi também. Como se naquele espaço nada mais fosse digno de existir. Nada mais teria graça suficiente pra preencher. E está lá, aquele vão na rua Antonio de Albuquerque, que não deixa a gente esquecer, do buraco que ele deixou aqui…

E pra quem não conheceu ou só queira matar a saudade mesmo, tem um vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=lioWIdX_Qwk

Anúncios

6 Respostas para “Não faz mal fazer o bem!!! Saudade desse também…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s