Morar ou vestir?

Esses dias recebi uma inbox de uma amiga, contando que saiu da casa dos pais, e me perguntando como tenho lidado com essa mudança, se eu acho que gastar até o ultimo real com aluguel e despesas tem valido à pena (já que nenhuma de nós duas tem ainda condição de financiar a compra de um imóvel próprio), e etc…

Realmente, não é um processo fácil. A gente abre mão do conforto de poder gastar grana com bobagem, mas como respondi pra ela, acho mais legal, hoje, do que gastar em sapato e roupa. Ideal seria gastar menos sempre, e fazer um pé de meia, mas isso é uma ficha que só tem me caído agora, DEPOIS que saí da casa da mãe. Estou amargando o ‘’se’’ na minha vida: SE eu não tivesse esbanjado tanto nos últimos 2 anos, SE eu tivesse me planejado pra mudar tranqüila no quesito financeiro… Mas viver no arrependimento só, também, não leva a lugar nenhum. O negócio é o ‘daqui pra frente’.

Como eu já escrevi em outros textos, minha família é simples. Nunca sobrou dinheiro. Fui me arranjando desde nova com os meus trabalhinhos, mas sempre bem apertada também. O que me salva há anos, é conhecer todo mundo de todos os lugares e nunca gastar com entrada e/ou bebidas. Talvez se eu tivesse que pagar como as outras pessoas, não teria saído tanto na vida. A ocasião no meu caso, fez o ladrão demais.

Aí, de pouco mais de 2 anos pra cá, veio uma folga. Comecei a ter dinheiro pra poder comprar as coisas sem precisar pensar duas vezes. E gastei sem remorso. Falando assim até parece que foi uma fortuna, ou que comprei coisas caríssimas. Nem é, se comparado com o que muita gente com quem convivo tem e pode gastar. Mas se formos tomar pelo poder de consumo no qual cresci, era muito mesmo. Uma melhora considerável…

E a vontade de sair de casa só veio bem depois, de muitos sapatos e acessórios… Comecei a montar enxoval tarde… E há 4 meses, vim. Voltar a ter que fazer conta na ponta do lápis pra saber se posso ou não comprar um anel de R$ 50 reais é meio chato depois que você acostuma a nem pensar nisso. Hoje os mesmos R$ 50 são uma comprinha de supermercado… Das tantas idas mensais ao Super Nosso, rs… Mas não há sensação melhor que a de abrir a porta de casa e saber exatamente como e onde as coisas estão, saber que não vai ter mais ninguém fazendo barulho ou bagunça, que se eu resolver tomar banho e sair às 2h da manhã, não preciso preocupar em acordar ninguém e muito menos lidar com olhar reprovador de mãe achando ruim porque não vou ficar em casa. Sem falar na privacidade né? De andar vestida (ou não) do jeito que eu quiser, chamar amigo pra beber vinho segunda feira até a hora que der na telha…

E o mais importante de tudo, que é a parte que estou amando mais que todas: não ter aquela urgência de sair quase todo dia, sem hora pra voltar, que a gente sente quando mora com família. Necessidade de dar uma fugida nem que seja uma passeadinha na #savassidadepre. É gostoso demais curtir estar sozinha, curtir o seu espaço, as suas coisas, o seu tempo. Isso realmente não tem preço. Alías, tem sim: todos aqueles sapatos que eu não posso mais comprar. Mas eu já tenho muitos aqui, hoje prefiro morar do que vestir!!!

Anúncios

7 Respostas para “Morar ou vestir?

  1. Sininho Querida !!! Fico muito feliz por essa sua nova etapa de vida, por essa conquista tão legal… Lembro que conversavámos no MSN sobre isso e eu sabia que pelo seu querer mais cedo ou mais tarde, aconteceria. E aconteceu no tempo certo, não é mesmo ? Eu parei de sair (na verdade, nunca gostei mesmo), fico melhor e mais feliz assim, então não tenho te visto e nem tenho noticias de vc, pq tb abdiquei à todas as redes sociais. Mas sempre venho aqui ver se tem algum textinho novo ou reler algum antigo. Tomara que vc se lembre de mim. Beijos da Juliana Braga

  2. Menina cheiaa de personalidade
    amOO seu blog depois que eu descobri to sempre por aqui lendo blog cheio de verdade e atitude
    te encontrei no face viu, e ja te add.
    bj pra ti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s